Porque, volta não volta, todos nós precisamos de um "eXcape"...parte 2. Desta vez, a dois!
Faz uns anos que não embarco à aventura assim de mochila às costas. Circunstâncias. Doutoramento. Mudanças de casa, de vida, de trabalho.
É agora a primeira vez na vida que tive direito a subsidio de férias (vida de cientista... precariedade a conta gotas, com bolsas, por mais de 11 anos). Então, pareceu-me justo usar o subsidio...em férias.
E desta vez junto-me ao Pedro. Outro andarilho de pé descalço, que como eu, aprecia mais a aventura e menos a comodidade.
Trocos contados no bolso, olho no mapa mundo e alguns lugares em mente para onde gostaríamos de ir, as vontades começaram a surgir. Eu quero mar. Ele quer montanhas. Ambos queremos lugares ainda genuínos e não completamente descaracterizados pelo turismo. E com história e ambiente natural. Com poucos Euros disponíveis, os Balcãs pareceram boa ideia à partida. Ele queria o Kosovo, a Macedónia, a Albânia. Eu queria a Croácia e Montenegro. Cedemos os dois e decidimos-nos por Montenegro e Albânia.
Em Novembro começámos a ver dos voos. Já sabíamos que Fevereiro e Novembro são os meses mais baratos para as viagens. Depois de vários dias a estudarmos as hipóteses mais em conta, decidimos-nos pelos voos da Ryanair, com ligação via Bruxelas na ida, e na volta por Budapeste com um voo low-cost pela Wizz airways e Ryanair, por Bruxelas de novo. Contas finais feitas, conseguimos os voos todos de ida e volta por cerca de 120 euros a cada um. Entretanto a Ryanair trocou-nos as voltas (costuma acontecer)... a política da companhia aérea mudou: para continuarmos a ter direito a 2 bagagens de mão em vez de apenas uma de pequenas dimensões (só malas a tira-colo dão), agora tem de se pagar o embarque prioritário. São mais 9 euros cada um...mas que compensa mais do que a surpresa desagradável de termos de pagar 50 euros para pormos cada mochila no porão, na altura da viagem.
"Word of advise": nestes low-cost, estudem bem as condições. Estejam atentos às alterações das políticas. Ou um voo que ia ficar de baixo custo acaba por ficar igual ou ainda mais caro do que os de uma companhia normal.
As mochilas preparadas.
Temos gorros, luvas e casacos quentes...que comece a aventura!!!
Tão bom.... Do melhor no mundo! Vou embarcar convosco! Beijo
ResponderEliminar